Pizza de escarola
Ingredientes:
Massa:
2 tabletes de fermento biológico
l xícara (chá) de farinha de trigo
l colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
l pitada de sal
Recheio:
l xícara (chá) de molho de tomate
1 maço de escarola picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de tofu picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparar:
Massa: Dissolva o fermento em 8 colheres (sopa) de água morna. Misture 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e o açúcar. Deixe crescer por 30 minutos em local aquecido. Junte o resto da farinha de trigo, a farinha de trigo integral, o azeite de oliva e o sal. Sove a massa por 10 minutos ou até ficar lisa. Em seguida, abra e arrume numa fôrma de pizza grande, untada. Deixe crescer por mais 30 minutos. Leve para assar por 20 minutos em forno médio (180ºC) preaquecido, ou até dourar.
Recheio: Cubra a massa com o molho de tomate e espalhe a escarola, temperada com o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Salpique o tofu e volte a pizza ao forno por mais 10 minutos.
Dicas de saúde:
Farinha de trigo (branca) versus farinha de trigo integral:
Farinha de trigo:
Sem dúvida é a forma mais comumente utilizada nos alimentos derivados do trigo. Esses derivados de trigo são os produtos que contém a farinha de trigo com seu maior ingrediente ou não.
Questões importantes como estas que apresentam os derivados do trigo com importante veículo para a alimentação e saúde do ser humano, desde o seu consumo básico e mais ainda quando aproveita para massificação melhorias, tais como o enriquecimento.
Farinha integral de trigo:
É uma farinha a partir do grão inteiro do trigo, contem casca, germe e endosperma. A presença da casca enfraquece a ação do glúten, o que leva a que produtos feitos com essa farinha tendem a ser mais pesados e densos do que esses quando comparados com os de farinha de trigo branca.
A farinha de trigo integral é rica em vitaminas do complexo B, vitaminas E, gordura, proteína e contem mais traços minerais e fibras, mais do que a farinha branca.
É a mais receptiva, a farinha integral de trigo pode ser misturada metade com farinha de trigo branca para gerar um produto satisfatório.
A farinha integral tem algumas vantagens para a alimentação humana, pois durante os processos de fabricação da farinha branca, certos nutrientes do trigo, como as fibras, alguma quantidade de proteínas e vitaminas são perdidos.