Penne ao ratatouille
O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragôut de legumes» ou «prato de berinjelas».
Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as berinjelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios os pimentões e as abobrinhas. No original francês, “ratatouille” é um substantivo feminino, também chamado de “ragu grosseiro”. Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite de oliva.
Ingredientes:
250 g de macarrão tipo penne
1 berinjela em tiras finas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
2 abobrinhas em tiras finas
2 cebolas fatiadas
1 pimentão vermelho em tiras finas
5 tomates em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparar:
Coloque a berinjela numa peneira, salpique o sal e deixe escorrer por 30 minutos. Seque com papel-toalha. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira grande e doure rapidamente o alho. Acrescente a berinjela, as abobrinhas, as cebolas e o pimentão e refogue por 10 minutos. Misture os tomates, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a frigideira, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que os legumes estejam cozidos, mas crocantes. Cozinhe o penne numa
panela grande, com 2,5 litros de água fervente e um pouco de sal, por 5 minutos ou até que fique al dente. Retire, escorra e despeje a massa na frigideira e misture.
Dicas de saúde:
Massas sem ovos são as mais saudáveis e, para ter menos calorias, é melhor misturá-las com molho de tomate ou com legumes preparados com um pouco de azeite de oliva. Já os molhos brancos ou à base de queijos são mais colóricos e têm mais gordura saturada e colesterol.