Tofu caseiro
Ingredientes:
300 g de grãos de soja
5 xícara (chá) de água
5 g de cloreto de magnésio*
*Como a concentração do cloreto de magnésio pode variar, se a quantidade da receita não for suficiente para coagular o tofu acrescente um pouco mais
Modo de preparar Tofu cremoso (kinu):
Deixe os grãos de soja de molho por uma noite, em água fria correspondente a 3 vezes o seu volume. No dia seguinte, jogue fora a água do molho e coloque a soja no liquidificador, acrescentando aos poucos a água da receita. Bata até obter um creme liso. Coloque em uma panela grande (própria para cozinhar macarrão e, de preferência, de inox e com fundo grosso). Leve ao fogo médio, misturando com uma colher de pau para não grudar no fundo.
Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e deixe esfriar por 20 minutos. Passar a mistura em um coador de pano de algodão apertando bem para retirar todo o líquido (dentro do coador fica a casca da soja, que pode ser utilizada para fazer pães ou biscoitos).
Leve o leite de soja ao fogo até ferver. Desligue. Com um termômetro, meça a temperatura do leite de soja. Que deve estar entre 70º e 80ºC no momento da coagulação. Junte o cloreto de magnésio diluído em 1 xícara (chá) água morna, mexendo o líquido com a colher de pau. Deixe descansar por 2 a 3 minutos.
Modo de preparar Tofu duro (momen):
Coloque em peneira forrada com pano ou em fôrma própria para queijo (as que contém furos), também forrada com pano. Despeje o tofu cremoso na fôrma e feche com o pano, coloque um peso de cerca de 1 kg sobre ele e espere 10 minutos. Desenforme dentro de água corrente e fria.
Dica:
O tofu duro pode ser conservado dentro de água fria e na geladeira por 4 a 5 dias, desde que a água seja trocada todos os dias.
É aconselhável que o tofu cremoso seja consumido imediatamente, mas pode ser conservado em geladeira, em recipiente fechado, por 2 a 3 dias.